quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Garimpeira da Cultura vai a Itabuna "


ITABUNA significa " lugar escuro da pedra, nome de origem tupi originou-se da junção: itá ( pedra ), aba ( lugar ) e un ( preto, escuro ).
Segunda vez que visito esta cidade e confesso não perceber de pronto a sua história; ponto de passagem dos tropeiros , até então povoada por tribos indígenas tapuias.
Surgiu em 1857 como Arraial de Tabocas, nome dado devido ao imenso jequitibá que ao ser derrubado iniciou uma disputa.



Fundada em 1910, o município de Itabuna hoje tem uma área total 443,198 Km 2 exerce influência em mais de 40 municípios, num total de aproximadamente um milhão de habitantes.
Itabuna tem uma economia diversificada atualmente no comércio, indústria e de serviços; nada parece com os aureos tempos do cultivo do cacau que chegou a ser exportado até para os Estados Unidos.




Itabuna se destaca como polo universitário regional, o grande número de universidades traz para a cidade universitários de cidades circunvizinhas.
Tem uma vasta cultura, com grupos de teatros, dança, capoeira e terra de grandes bandas como: Lordão, Manzuá, Cacau com Leite e a terra do nosso querido escritor Jorge amado.


 
O retorno para Salvador pela ilha , foi um espetáculo a parte; fui tomada de uma abrupta tristeza ao vê as fazendas de cacau praticamente abandonadas. Deixei para trás um lugar estranho, exótico e misterioso.
Voltarei a voce Itabuna, " beberei "  mais da sua  cultura.
Até a próxima !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário