BIOGRAFIA




RITA PINHEIRO,
Conhecida como a Garimpeira da Cultura.

Nascida em Madre de Deus, mãe de Dandara Bacelar e uma artista da arte e da cultura. Rita Pinheiro fundou o movimento Garimpeira da Cultura que retrata suas garipadas pelo mundo a fora. Com o objetivo de mostrar o seu trabalho, o seu olhar diferenciado e levar um pouco de arte para todo tipo de público sem exceção, ela trabalha em pró do aumento de acesso a cultura, desconstruindo as limitações para a acessibilidade cultural, que em sua opinião deve está ao alcance de todos.

 Além de escritora, professora, bonequeira e griô de tradicional oral, a artista Rita Pinheiro que é também educadora, gosta de fotografar tudo que vê e o que lhe chama atenção. Sua Bagagem é composta de Mostras fotográfica, Lançamentos de livros, audiolivros, e apresentações em geral.

Rita costuma tornar suas atividades acessível a deficientes auditivos, visuais e físicos com materiais disponíveis, em alguns casos os materiais são em braile, e áudio-descrição. Os deficientes auditivos em sua maioria, possui  à sua disposição interpretes de libras.

Seus eventos são voltados para o acesso à democratização da cultura. Muitas vezes quando se pensa na acessibilidade, se pensa mais nas pessoas comuns ou de classe economicamente destacada, e não nas que possuem algum tipo de deficiência. Mesmo num evento grátis, os deficientes não podem participar, pois eles não são adaptados para todos. Todo evento de utilidade e visualização publica tem como necessidade a adaptação à acessibilidade, porem poucos deles se interessam, afirma Rita.

O objetivo desta militante da acessibilidade é chamar a atenção da classe artística, mobilizá-los para que produzam artes acessíveis, o que é muito importante na inclusão social.

A Garimpeira da Cultura continua sua caminhada visitando a região Norte do nosso país, visitando recentemente o Amazonas, mantendo um intercambio cultural e divulgando os encantos dessa região.

REPRESENTANDO O BRASIL INTERNACIONALMENTE NOS SEGUINTES ENCONTROS:

 - II Encontro Internacional de Escritores Hispano-americanos Santiago do Chile 2018 .

-  O XV Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia em Cartagena das Índias. 2017/2018

AUTORA DE 6  LIVROS:

1-    Sonhos e Delírios de Mulher

2-    Poemas Inacabados

3-    A Promessa de São Roque

4-    Planaltino, uma cidade abençoada.

5-    Os poemas que eu não gostaria de escrever e nem você de ler.

6-    Coisas de Rita Pinheiro ( 30/11/2018)

 

 ESPETÁCULOS & EXPOSIÇÕES:

- Monologo Coisas da Vida

- Mostra Fotográfica exposições no Teatro Nova Gamboa.

                                       

                    






Nenhum comentário:

Postar um comentário