domingo, 7 de abril de 2013

A GARIMPEIRA DA CULTURA VAI AO VALE DO JEQUIRIÇÁ: " Maracás , terra do frio e das flores..... "



Praça principal da cidade.

Chegar em Maracás de madrugada, me remeteu aos  noites européias; a praça vazia me deu a liberdade de correr, pular, dependurar como qualquer  criança, que se solta das mãos de seus pais e,  que  de longe,  lá estava eu observada pelo meu fiel escudeiro que tinha ido me recepcionar.
O encontro com a cidade centenária desmembrada de Santa Izabel , hoje Mucugê, me fez ter contato com uma região por mim pouco desbravada: o Sudoeste baiano. A única certeza que eu tinha que a nossa amizade: Rita e Maracás, era pra sempre!


Algumas atrações da cidade
 Maracás , terra do clima frio e do acolhimento quente dos maracaenses; é um local especial , tinha que nascer de raiz indígena: forte, guerreiro e persistente. És cidade multicor: vermelho, brancos e negros: arco-íris de cidadania.
Rica em flora e fauna, do seu ventre  o rio Jequiriçá é nascente, povoados como: Porto Alegre, capivara, Pé de Serra , Caldeirão e como  esquecer do Gavião? esse local serve de orgulho pra tda região.




Maracás que banha e é banhada, por rios e regatos; sua fauna e sua flora faz de ti  local abençoado, daqui saem madeiras nobres: o cedro, Imbbuia, amargoso e o famoso jacarandá; como não ser criança ao corre entre pacas, tatus, coelho, rabudo e preá ?
Maracás dos filhos ilustres: poetas, músicos, cordelistas, esccritores; guerreiros da arte e guerreiros de arte e guerreiros da vida.
 
Professor e Escritor: Clóvis  Pereira da Fonseca
Me dipeço de uma forma peculiar:  versejando....

" A família Cauaçu
aguerrida e exemplar
com a curiosidade da garimpeira açúcar
agradeço aos Maracaenses
e aí eu vou voltar....

Tem Concriz e Katrupia
ternos de Reis a Bailar
O IEM uma escola
que com seus alunos fui brincar
Maracás terra das flores
Onde um dia irei eu vou morar.... "

Bosque da cidade





Nenhum comentário:

Postar um comentário