quinta-feira, 4 de junho de 2015

A Garimpeira da cultura vai ao II Encontro de Cheganças da Bahia



                         
   

" A cultura não convida, a Cultura chama ". Quando fiz esta frase sabia do desafio que era garimpar a cultura mundial.
A cidade de Taperoá ( vê postagem anterior ) foi sede de um belíssimo encontro , reuniu grupos de chegança de Cairu, Saubara e Taperoá.
Com uma vasta programação , o evento foi palco de um encontro de mestres e mestras da chegança. 

 
                                       
 


A Chegança é uma dança popular de origem portuguesa  que se torna popular no Brasil em 1926. Músicas líricas eram entoadas em Portugal sendo transformadas em quadrinhas populares ao passo ritmado de pandeiros enfeitados em um bailado dramatizado.
No Brasil recebe também a denominação de: Barca, Barquinha, Nau Carineta e Marujada, Chegança dos Marujos, Chegança dos Mouros.
No Brasil vários estados tem o movimento  popular  da Chegança: Sergipe, Pernambuco, alagoas, Piauí, Minas Gerais e a Bahia com diversos grupos em todo estado. 

  



A apresentação é de uma riqueza que requer nossa atenção; relatam odisséias marítimas em episódios como a descoberta do contrabando do guarda-marinha, as brigas entre os oficiais, a tenpestade enfrentada nas viagens e, principalmente , os ataques dos mouros às naus portuguesas.


                    
O II Encontro de Cheganças da Bahia envolveu grupos de homens , mulheres e crianças; o que faz desse movimento cultural um agregador familiar.
Finalizo emocionada e agradecida pelo convite.

        


Nenhum comentário:

Postar um comentário