sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A GARIMPEIRA DA CULTURA CAMINHA NA COSTA DO DENDÊ

 
    
                                   Taperoá / Bahia

                                  
o
Município do Baixo Sul da Bahia, sua origem data de 1561, como fruto da aldeia indígena São Miguel de Taperoguá ; fundada por Jesuítas no alto de uma colina.
No ponto mais alto da cidade encontra-se a igreja de São Brás construída no Século. XVIII tendo a sua frente uma escadaria e um adro que proporciona ao visitante uma vista privilegiada da cidade.


                  
   Taperoá foi criada no dia 29 de maio de 1847, quando o Brasil ainda vivia a segunda fase do seu reinado; foi elevada a categoria de cidade somente em 1916. O município possui 5 povoados: Camuruji, Graciosa. Jacaré, Jordão e  Itiúba e limita-se com as cidades de Valença, Cairu, Nilo Peçanha e Teolândia
As margens do canal do Salgado que separa o Continente do Arquipélago de Tinharé, a linda cidade  de Taperoá é considerada uma portal de acesso ás ilhas de Boipeba, Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Pratigi e outras.


                             
     


Os principais festejos do município são: São Brás  no dia 3 de fevereiro, padroeiro da cidade e protetor da garganta, o qual tive a felicidade de acompanhar e vivenciar a fé do povo ; Festa de Nossa Senhora da Boa Morte no povoado de Jordão em 15 de Agosto e a de Santa Luzia em Camuruji no dia 13 de dezembro.

                                     

Taperoá é um celeiro de manifestações culturais, merecendo destaque a Chegança que está presente em todo Recôncavo Baiano , mais considerada a mais completa neste município; a Zabiapunga, o Samba de Roda etc.
Farei uma postagem separada desses movimentos culturais que tanto me encantou.
A arte brota de toda parte, as casas guardam obras de arte criadas por Mestres anônimos até pra própria cidade; prosear  com esses mestres de oratória simples e rebuscada foi um incentivo pra minha caminhada na cultura.
Obrigado Mestres: Miguel, Deco,Manuel de Francisco, Julanailtom, André Paulo, Professora Isa dentre outros; e um carinho especial a Edipo  pelo lindo trabalho desenvolvido com a Chegança,

                       
             
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário